Meninas e meninos, em outubro terá LAB MODA.
Segue programação. Em breve fotos do lançamento da Revista desta edição na FNAC.
Desfiles
Passarela 1
Serão 12 marcas na grade oficial mais o desfile de looks dos 10 finalistas do concurso Croqui. Entre marcas femininas, masculinas, infanto-juvenis, underwear e acessórios, algumas participam da Semana de Moda de Curitiba desde a primeira edição. “Sempre participei de muitos eventos, inclusive internacionais, e acredito na força que eles geram para um designer, para uma marca e até mesmo para a cidade. Cidades criativas pensam nisso como uma força para seu sistema econômico”, observa o diretor-criativo da Semana de Moda de Curitiba, Júnior Gabardo. Da Passarela 1, as roupas vão diretamente para a feira LABmoda, que acontece no local.
Dia 25
19h Reptília
Desfilando pela segunda vez na Semana de Moda de Curitiba, a Reptília foca em criações exclusivas. O nome reflete o conceito da marca, que é a roupa como segunda-pele. Para o verão 2013 o tema proposto é uma viagem lisérgica pelos desertos americanos dos anos 70. Tons terrosos, azuis e estampas estilo “universo” compõe a cartela de cores. A matéria-prima é nobre: tecidos de couro de tilápia, chamois e seda pura.
20h NovoLouvre
Presente desde a primeira edição do evento, o NovoLouvre tem a proposta de trazer para a cidade uma moda global e cosmopolita. A coleção apresentada será a de inverno 2013, devido às vendas por atacado. Batizada “Orientando”, trata-se de uma mistura de Inglaterra e Oriente, segundo a estilista da marca Mariah Salomão. “Peças com modelagens ocidentais, com as desconstruções tipicamente orientais”, resume.
21h30 Beatnik
Há 13 anos no mercado, a Beatnik produz bolsas, pastas e mochilas para jovens ligados em arte, música, web e esportes radicais. Com um estilo “moderninho”, a marca assinada por Elgson (pai) e Camila Lourenço (filha) é quase unissex e está presente em quatro lojas, incluindo as on-lines. O tema desta coleção é Cultura Pop anos 80. As bolsas desse verão foram inspiradas em marcos históricos dessa década fatídica. Tamanhos grandes, médios, pequenos, formatos retangulares ou quadrados e estampas lembram o início do movimento ambientalista, os jogos Atary, Genius, entre outros.
Dia 26
19h Chocolateria
A marca tem dois anos e participa da Semana de Moda desde a primeira edição. Como sugere o nome, a delicadeza e o romantismo estão presentes nas coleções, assinadas por Ana Carolina Dias. O verão 2013 tem inspiração numa loja de doces de um vilarejo. Vestidos, saias, shorts de sarja em algodão, linho e seda reforçam a feminilidade presente no espírito da marca. As candy colors estarão presentes na cartela de cores que inclui creme, verde-menta e rosa-pêssego.
20h Miha
Com vocação sustentável, a marca que desenvolve peças a partir de retalhos de tecido não poderia ter uma tema melhor para esse verão: grunge anos 90. Camisas xadrez, saias longas e uma abordagem original para camisaria. A estilista Milena Graczeck escolheu o cinza, o rosa e o amarelo como cores-base para o desenvolvimento dessa coleção.
21h30 Cocch
Presente na Semana de Moda desde a primeira edição, a Cocch apresenta coleções baseadas em regiões da Itália. Segundo os responsáveis pela marca, os irmãos Gianni Jr. e Vinicius Cocchieri, a marca tem “sotaque italiano”. Para esse verão, a região escolhida foi a Sicília. A inspiração veio da arquitetura, das cores, da paisagem e do mar, é claro.
Dia 27
18h Garota Chic
Há seis anos no mercado e pela terceira vez na Semana de Moda de Curitiba, a marca teen tem a proposta da elegância confortável para garotas antenadas. Com inspiração no Rock Glam, a estilista da marca Letícia Birolli usou cores cítricas, como o coral e verde água, e também o dourado, brilhos e paetês para criar a coleção chamada “O Mundo Gira ao Meu Redor”. A garota chic desse verão vai usar bastante vestidos e coletes.
19h Lafort Teen – LF
A marca criada pelas designers Luisa Fayed Gnoato e Maria Fernanda Novacki Dissenha em 2011 estreia na quarta edição do LABmoda. A coleção “Lolita vai à África” traz estampas étnicas, shorts safári, vestidinhos românticos e decotes inusitados. O branco, o turquesa e as candy colors compõe a cartela de cores da coleção.
20h Essência Urbana
Tendo a originalidade no design das peças como diferencial, a marca assinada por Luciana Medeiros Ribeiro apresenta a coleção “Urban Colors”, que vai de encontro ao movimento, à leveza e às cores do verão. Na passarela serão mostradas peças fluidas em crepe, seda e linho, em tons de laranja, azul e branco. Destaque para as pantalonas e vestidos.
21h30 Errenove
A marca masculina, criada em 2010 por Thiago Paes, é pensada para o homem moderno. Nessa edição traz a coleção “De São Francisco ao Brasil, uma viagem pela música e pela moda cosmopolita”, com estampas digitais exclusivas, peças em algodão ou poliamida que transmitem bem o lifestyle de quem vive entre a praia e a cidade.
Dia 28
18h Concurso Croqui
O Pátio Batel encontrou uma forma criativa de escolher o uniforme dos seus funcionários: lançou o concurso CROQUI, no qual se inscreveram profissionais de moda com experiência comprovada. Os 10 finalistas pré-selecionados vão apresentar suas criações na Passarela 1. No mesmo dia será anunciado os três primeiros colocados que ganharão: uma viagem internacional e a oportunidade de desenvolver a linha de uniformes; um MacBook Pro (2° lugar) e um iPad (3° lugar).
19h Velvet.Underwear
Conforto e estilo são as promessas da Velvet Underwear, marca criada em 2009 que também participa da Semana de Moda desde a primeira edição. A coleção verão 2013 “Recortes de Viagem”, é baseada no livro “On the Road”. Segundo a estilista da marca, Carolina Gritten, a junção de tecidos maleáveis, recortes inusitados e modelagens com detalhes originais, características marcantes da VelvetUnderwear, também estarão presentes nessa coleção.
20h30 Natália Canalli
A estilista Natália Canalli participa da Semana de Moda de Curitiba desde o começo, com a marca de acessórios Canalli. Nessa edição, lança sua marca homônima de vestidos sob medida. Para sua estreia, apresenta a coleção “A Botânica no Brasil”, criada a partir de imagens digitais.
Passarela 2
Entre um desfile e outro da Passarela 1, a Passarela 2 traz amostras de trabalhos e mini-coleções de novos estilistas. Na última edição aconteceram 20 desfiles na P2, muitos de novos talentos ainda na faculdade. “Na passarela 2 esse designer sentem na pele a pressão de fazer um desfile; mesmo em tamanho reduzido eles têm a responsabilidade de produzir tudo, escolher a trilha sonora, fazer o styling, é um bom treinamento”, afirma Júnior Gabardo. Os desfiles vão acontecer no mesmo espaço da feira LabModa e das apresentações de bandas e cias de dança.
Passarela Art
Criada pela necessidade de um espaço estritamente conceitual, a Passarela Art traz mais liberdade criativa à quarta edição da Semana de Moda de Curitiba. O espaço ganhou patrocínio da Vicunha Têxtil e Santa Constância e contará com os seguintes shows:
· Bruna Galliano, que já atuava no mercado de moda como maquiadora, lança na P Art a marca de lingerie que leva seu nome. O desenvolvimento da coleção envolve os conceitos de sedução e a oposição de liberdade e submissão.
· A Arte de Vestir, de Renata Luciana, desenvolve coleções inteiras a partir de guarda-chuvas reciclados segue na experimentação, usando técnica de moulage, as estruturas de metal e tecidos de sombrinhas para criar um estilo bem autoral.
· Lupi Design. Lorena Matioli e Roberta Custódio, formadas em design gráfico e estilismo, lançaram a marca há dois anos. Com foco nas estampas exclusivas inspiradas na América Latina, vão apresentar na Passarela Art a coleção “Histórias de Pescador”.
· Priscilla Martins, designer e ilustradora apresenta uma coleção que tem como ponto de partida o corpo ornamentado, representando armaduras de guerreiras.
Degustação Musical
O LABmoda flerta com áreas correlatas à moda desde a primeira edição, mas foi na última que o evento se firmou na proposta multicultural com a apresentações de performances artísticas, de dança e festival de bandas. Desde a edição passada, com a entrada do projeto “Degustação Musical”, o evento oferece uma oportunidade única dos frequentadores conhecerem bandas curitibanas por meio de pocket shows realizados praticamente de hora em hora. Nessa edição cerca de 30 bandas vão se apresentar com shows de 15 minutos. A curadoria dos músicos Domingo C. Machado Jr, Bruno Zotto e Raphael D. Machado garante a pluralidade de estilos musicais. A programação completa poderá ser consultada no site www.curitibalabmoda.com.br. Uma das atrações confirmadas é a Banda Mais Bonita da Cidade, que fechará o evento.
Live Painting
Além das bandas e das companhias de dança que se apresentam na Semana de Moda de Curitiba, essa edição traz como novidade o “Live Painting”, pinturas ao vivo realizadas pelos artistas Cláudio Celestino Dimas e João Francisco Paes, que distribuirão gravuras para o público. Segundo o co-realizador do LABmoda- Semana de Moda de Curitiba, Rafael Perry, da Infinitoo, essas ações valorizam ainda mais o processo de produção das obras.
Beijos
~Julia
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